quarta-feira, 11 de julho de 2012

Vais esperar que a música comece a tocar?


Estás a ver aquela cena final de alguns filmes em que todos os problemas se resolvem, as personagens conseguem o seu final feliz e uma música de fundo emocionante começa a tocar? Não te sentes capaz de tudo nestas alturas? Com vontade de estar na situação do ator, de passar pelas mesmas dificuldades que ele e ainda assim triunfar como ele triunfou? Ou então a lágrima já te veio ao olho e só consegues pensar na força que aquela atriz vai precisar de ter a seguir ao final do filme para continuar com a sua vida.

Se não te ocorre nenhum destes finais, ou mesmo que ocorra, aqui ficam alguns exemplos que certamente gostarás de relembrar ou, quem sabe, ver pela primeira vez.

video

Agora a má notícia, da qual já te deves ter apercebido mas se calhar nunca pensaste sobre ela:

Nas nossas vidas, raramente toca a música de fundo emocionante e motivadora 

Afinal o que é que esperávamos? Que o mundo parasse perante os nossos sucessos e bons acontecimentos da vida, ou diante do sofrimento que às vezes experimentamos, para criar uma sinfonia de elogios ou palavras reconfortantes?  Felizmente, existem os amigos e família que muitas vezes fazem esse papel, mas não podemos contar a todo o instante com isso. 

Se já te perguntaste porque é que não tens na tua vida daqueles momentos especiais como há nos filmes, pensa melhor. Contar com o clamor da multidão, esperar por ele para fazermos as coisas, é meio caminho andado para desvalorizarmos as preciosidades das nossas vidas. Muito provavelmente já estamos a viver o momento emocionante! E se não estamos, basta que escolhamos o caminho certo para chegar a ele.

Ou então, podemos sempre comprar um mp3 e pôr a tocar uma das músicas finais destes cinco filmes (estão todas no vídeo), sempre que se adequar:

  • 1.     Rocky II - motivadora
  • 2.     Vida é Bela – para confortar nos momentos melancólicos
  • 3.     Guardião – para recordar um bom amigo
  • 4.     Senhor dos anéis – para relembrar o valor de qualquer coisa que tenhas feito
  • 5.     Wall-E – para ficar emocionado com o namoro que tenho
Tenho sérias dúvidas quanto à eficácia desta estratégia, mas se algum leitor quiser experimentá-la vou querer saber o resultado! Nos filmes, pode ser a música de fundo que atribui aquele caráter glorioso e emocionante a um momento, na vida real somos nós e a forma como a encaramos.

William Shakespeare dizia “(…) Por isso plante seu jardim e decore sua alma,
Ao invés de esperar que alguém lhe traga flores ...”. E tu, vais esperar que a música comece a tocar, em vez de pegares num instrumento e começares a fazer música de que gostes?

----------------
Foto de capa: